Descrição do Projeto

 

 

A implementação/construção de um armazém no porto de pesca de Rabo de Peixe constitui uma mais valia em três dimensões, a ver: a apanha de algas, as pescas com linhas e para o futuro da aquacultura nesta comunidade.

 

A apanha de algas nos últimos anos tem sido uma grande fonte de receita para a comunidade, ascendendo anualmente às centenas de milhar de euros e tem vido a consolidar-se como uma fonte de receita complementar, e em alguns caso alternativa, às pescas, o que contribui para a  sustentabilidade dos stocks.

Ano após ano, tem aumentado o número de algas vendidas por apanhadores locais com especial destaque para as apanhadas, em detrimento das arrojadas.

As algas de qualidade apanhadas em Rabo de Peixe para poderem ser catalogadas de primeira têm de ser secas e armazenadas com qualidade, o que não se verifica em algumas situações, visto que a maioria dos apanhadores não dispõe  de locais para armazenagem, chegando, inclusive, alguns destes a transformar a sala de suas casas em garagem durante os meses da apanha. Com o armazém, ficariam garantidas as condições de armazenagem para os apanhadores que à data não têm condições o que também se prevê melhorar a qualidade das lagas vendidas e consequentemente o rendimento. Esta zona ocuparia 100 m2 mas e com a altura de 6 metros garantirá cerca de 500 m3 de capacidade de armazenamento.

 

Numa segunda dimensão, o armazém permitirá realizar uma experiencia piloto. Até à data não foi possível adquirir consumíveis da pesca com linhas (sedas e anzóis) em escala, reduzindo assim substancialmente o preço de custo para as companhas, por não haver condições de armazenagem. Com o armazém, e com a utilização de uma área de aproximadamente 30 m2 ( que com a altura de 6 metros) permitirá armazenar um volume de cerca de 100 m3 de consumíveis, inclusive, permitirá o armazenamento de isco e consequente controlo do custo.

Por fim, e com  a importância das anteriores dimensões, a construção do armazém permitirá a instalação, a curto prazo, de equipamentos para produção de aquacultura in shore, quer de adultos, que de alevins. Para o desenvolvimento deste projeto será necessária uma área de aproximadamente 30 m 2.

A localização do espaço no porto velho, na zona tardoz do Clube Naval Rabo de Peixe, afigura-se com uma localização estratégica, uma vez que ficará instalado perto da zona  de secagem de algas, perto do mar (para recolher água salgada para a aquacultura) e com fácil acesso pelas viaturas dos armadores para realizarem cargas e descargas, bem como para aqueles que se deslocarem a pé.

Last modified: 4 de Janeiro, 2023