Parceiro – CIBIO Açores

Projeto – Blue Comunities

 

A zona costeira da Ribeira Grande e os ecossistemas marinhos de baixa profundidade adjacentes têm grande interesse para a investigação, embora não tenham sido até agora objeto de estudo privilegiado na ilha por constrangimentos logísticos que sempre favoreceram trabalhos mais dirigidos para a costa sul da ilha. De fato, a riqueza de recursos piscatórios, geológicos e paisagísticos faz antever uma riqueza ecológica ainda desconhecida e por explorar.

A atual infraestruturação e existência de recursos sediados em Rabo de Peixe, o interesse demonstrado pelo município em se assumir como referência nos assuntos ligados ao mar e o presente contexto da Década dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas para 2021-2030, conjugam-se, proporcionando uma oportunidade única para expandir o conhecimento sobre o meio marinho em áreas ainda não adequadamente exploradas. Em todo mundo, a Década do Oceano pretende mobilizar cientistas, gestores, políticos e sociedades a protegerem o oceano.

Neste âmbito, surge internacionalmente o conceito das Blue Comunities (comunidades azuis), aquelas em que a cultura local e a economia são impulsionadas pelos ecossistemas costeiros e que estão empenhadas em focar-se num esforço integrado das várias vertentes societais para o desenvolvimento sustentável. Em face do supra elencado, associado ao facto da Ribeira Grande possuir no seu conselho o mais importante curso de água do arquipélago quer em dimensão quer em caudal, bem como albergar a maior comunidade piscatória do arquipélago, faz deste concelho um forte candidato a este estatuto.

Neste enquadramento, a capacitação e o conhecimento dos ecossistemas torna-se vital para a sua promoção e para o desenvolvimento de atividades económicas relacionadas com a sua exploração sustentável em consonância com o ODS14 – Proteger a vida Marinha – conservar e usar de modo sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, a AQUA e o CIBIO-Açores – sediado na Universidade dos Açores e no seu grupo de investigação em Biodiversidade Marinha -, conjugam sinergias, de modo a focar parte da investigação do CIBIO nos ecossistemas marinhos pouco conhecidos da costa da Ribeira Grande, de forma a poder divulgar junto da população as suas descobertas nomeadamente através de palestras, imagens, exposições e conteúdos audiovisuais, apoiar cientificamente o desenvolvimento de atividades ligadas ao ecoturismo e contribuir para o aumento da literacia oceânica a nível do concelho.

Neste projeto, a AQUA disponibiliza a utilização de equipamentos e infraestruturas, nomeadamente embarcações e instalações de vestiários, permitindo assim facilitar a logística inerente ao trabalho a desenvolver na costa norte da Ilha de São Miguel, bem como acesso à informação e/ou facilitação de contactos com mestres de embarcações pesqueiras e outros dos seus associados.